Você sabe como usar peças em ALFAIATARIA?




Muito se fala nas peças “em” ou “de” ALFAIATARIA (as duas formas estão corretas), mas você o que essa palavra significa?




Alfaiataria é um ESTILO DE CORTE e não um tecido ou um tipo de peça. Esse estilo de corte tem características bem marcantes e sofisticadas e se você olhar com calma, vai identificar fácil, fácil se uma peça é ou não em alfaiataria. O CORTE é bem estruturado e reto e a modelagem mais complexa com os acabamentos mais elaborados.



A palavra, que vem do árabe e SIGNIFICA costureiro, surgiu entre os séculos XII e XIV na Idade Média, era o nome dado às oficinas que produziam peças masculinas EXCLUSIVAS, ou seja, feitas sob medida e de forma personalizada.



De modo geral, o conceito é usado para se referir àquelas roupas consideradas ELEGANTES, com corte refinado e super alinhado. É também associado às cores preta e cinza, às modelagens que lembram o terno masculino e aos tecidos mais “nobres” como gabardina e crepe.


Somente nos anos 40 é que as MULHERES começaram a usar as peças em alfaiataria, principalmente porque eram mais baratas, já que eram feitas com menos tecido, sendo que os tradicionais ternos masculinos, viraram os tailleurs femininos. E foi Marlene Dietrich, com todo seu charme e glamour, que eternizou o terno com pences na linha da cintura.



A evolução da indústria têxtil trouxe para a alfaiataria ares MODERNOS e cortes INOVADORES, com isso, nos dias atuais é possível encontrar peças em alfaiataria feitas com os mais variados tecidos e é bem provável que VOCÊ tenha uma peça assim no seu guarda roupa.


Será?


Agora me conta.

Você sabia o que o termo “alfaiataria” significa?

Qual peça em alfaiataria você tem no seu guarda roupa?


#alfaiatariafeminina

#terninhofeminino

#tailleur

#roupacomcortereto

#lookoffice