Luto na Moda, o adeus à Pierre Cardin


Hoje a moda se despede de "Pierre Cardin", Italiano naturalizado francês o estilista teve seu início na moda e na costura aos 14 anos e deixou sua marca em produtos que vão desde bolsas e acessórios, como água e até mesmo latas de sardinha.




Conheça agora alguns dos fatos mais importantes da vida e da trajetória na moda desse grande estilista, um ícone vanguardista que com seu jeito inovador e futurista ditou moda e tendências que são usadas até hoje.






O estilista Pierre Cardin, nascido no dia 02 de Julho de 1922 na Itália, mas naturalizado Francês, faleceu no dia 29 de Dezembro de 2021 aos 98 anos. Aos 14 anos teve seu início na moda e costura, e de lá para cá teve seu nome marcado por desfiles, coleções e registro em vários produtos que são lembrados até hoje.

Era um vanguardista, foi o estilista pioneiro das coleções exclusivamente masculinas e ajudou a popularizar o estilo unissex, além de ser responsável pelo retorno da alta costura na França pós guerra. Foi destaque da prêt-à-portet (roupas prontas para vestir que proporcionam a democratização da moda).




Essa polêmica ousadia do prêt-à-porter, revolucionou toda a produção industrial da época, que passou a criar roupas em larga escala, oferecendo praticidade e inúmeras variações de estilo e preço, e transformando seu nome em uma marca registrada que conquistou licenciados pelo mundo




Em 1969 - Pierre Cardin foi implantada no Brasil pelo próprio estilista.


“As roupas que eu prefiro são aquelas que eu invento para uma vida que não existe ainda, para o mundo de amanhã."




“Eu fiz uma grife. Griffe em francês quer dizer arranhão, mas eu não queria que fosse só um arranhão, que depois de 15 dias passa. Eu queria que fosse uma marca francesa que verdadeiramente ficasse. E minha marca foi para diversos produtos como chocolate, hotel, água e sardinhas.”


Hoje os 800 fabricantes licenciados da marca Pierre Cardin e Maxim´s estão em 5 continentes, ocupa 800 fábricas e empregam cerca de 200 mil pessoas.

Pierre é embaixador da UNESCO e único estilista do mundo a fazer parte da Academia de Belas Artes francesa.


Agora me conta, você já conhecia esse estilista?

Gostaria de mais artigos sobre a vida e a carreira na moda de outros estilistas? Escreve aqui nos comentários e me sugere um tema para falar aqui no blog.


#iconesdamoda

#estilistasrenomados

#pretaporter

#altacostura